Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/9885
Título : Mineralogia e geoquímica de sedimentos e solos no perímetro urbano de Manacapuru, Amazonas / Willian Barros do Nascimento
Autor : Barros do Nascimento, Willian
Palabras clave : Mineralogia; Geoquímica de sedimentos; Solos; Águas subterrâneas.
Fecha de publicación : 30-dic-2024
Editorial : Willian Barros do Nascimento
Citación : N244m;
Resumen : Na região norte, 57% das sedes municipais utilizam aquíferos como fonte única de abastecimento, enquanto 13% combinam aquíferos e águas superficiais para obter sua água. A importância dos aquíferos se deve à boa qualidade e acessibilidade da água, especialmente em períodos de estiagem. Contudo, seu uso sem avaliação adequada pode expor a população a contaminações naturais. O presente trabalho caracterizou os sedimentos de superfície e subsuperfície das unidades geológicas da área urbana de Manacapuru/AM, visando identificar elementos que possam impactar a qualidade da água subterrânea. Foram amostrados 16 pontos próximos a poços tubulares, com furos de sondagem a trado atingindo 2 a 5 m de profundidade. As amostras foram coletadas a cada metro ou quando havia mudanças significativas na litologia. No ponto P11-União, também foram coletados sedimentos até 174 m, durante a perfuração de um poço tubular profundo. No total, 138 amostras foram selecionadas para análise granulométrica, sendo 16 submetidas a análises de fluorescência e difração de raios X. Os resultados revelaram perfis estratigráficos com camadas intercaladas de areia, silte e argila. A análise química identificou dez óxidos, com predominância de SiO2, Al2O3 e Fe2O3. A mineralogia apontou a presença de quartzo, caulinita, goethita, gibbsita, hematita, rutilo, microclínio e nontronita. Embora trabalhos anteriores indiquem flúor na água subterrânea, neste estudo, traços de esmectita e vermiculita, minerais potencialmente associados ao flúor, foram encontrados apenas no ponto Poço União, em 160 m de profundidade. Nas amostras rasas analisadas não foram detectados minerais com flúor. A identificação de esmectita e vermiculita na região sugere a necessidade de investigação aprofundada desses minerais devido à possível presença de flúor.
Descripción : Dissertação de Mestrado
URI : https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/9885
Aparece en las colecciones: Documentos PPGEO - Programa de Pós-Graduação em Geociências

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Willian Barros do Nascimento.pdf2.51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.